Início » News » Eficiência energética em cabos de rede

Eficiência energética em cabos de rede

Infraestrutura focada em ambientes sustentáveis

Levar em consideração produção sustentável e eficiência energética na tecnologia de informação é de extrema importância, impacta no custo final do produto ou serviço de forma substancial.

Em primeira análise, montar uma infraestrutura de rede com cabos de cobre parece ser de menor custo em relação a fibra óptica, porém é como pensar em comprar lâmpadas incandescentes porque tem um custo mais acessível do que as de LED.

De acordo com a Furukawa, “ Ao pensar no ambiente, é preferível o uso de fibra óptica sobre cabos de cobre, uma vez que estes últimos geram maior perda de transmissão de dados com maior consumo de energia, dado o baixo desempenho que possuem durante a transmissão. Além disso, consomem um total de 3,5 W por 100 metros, contra apenas 1 W que é consumido ao usar cabos de fibra óptica, que conduzem feixes de luz a uma distância de 300 metros.

Os cabos de fibra óptica são imunes à interferência eletromagnética, ao contrário dos cabos de cobre, que consomem uma maior quantidade de energia e a qualidade de seu desempenho é consideravelmente menor. Este último afeta o meio ambiente quando os combustíveis fósseis são usados para operar os sistemas de resfriamento necessários em sua montagem e manutenção. Da mesma forma, uma das maiores vantagens quando se utiliza uma solução óptica é devido à resistência de seus materiais, uma vez que os fios de vidro que compõem seu interior têm a espessura de um cabelo e, ainda, duram muitos anos, enquanto os de cobre sofrem oxidação e superaquecimento devido às mudanças de temperatura que este metal sofre.”.

Pensando em economia de energia, ainda que ela esteja relacionada com a eficiência energética, não podemos confundir os conceitos, pois há a questão da produtividade, por exemplo, você pode adquirir um equipamento que consome mais energia, todavia processa uma determinada função melhor e com menor tempo, ao calcular o custo final os valores podem mostrar uma custo x beneficio muito interessante.A produtividade em horas pode ser calculada por meio da seguinte fórmula: índice de produtividade = número de tarefas realizadas / horas trabalhadas no período.

Cabos de fibra óptica, além de permitirem um fluxo de dados muito superior aos de cobre, ou seja, sua produtividade é muito superior, e lembro que como o nome diz, usam luz e não eletricidade, o que impacta também em menor risco de incêndio e interferências. Além disso, por não serem afetados por fatores ambientais, tem maior durabilidade.

O desafio é poder produzir mais, consumindo menos energia, e gerando o menor impacto no ecossistema.Os cabos de fibra óptica também são mais ecológicos do que os cabos tradicionais por diversos fatores, visto que o padrão tradicional produz quantidades significativas de calor e exigem sistemas de resfriamento caros e prejudiciais ao meio ambiente para manter os data centers em uma temperatura adequada.

A Teracon pode ajudar sua empresa na tomada de decisão, levando em conta diversos fatores, visto que buscamos ser mais eficientes, tendo um consumo energético mais sustentável, contribuindo para o meio ambiente. Atualmente, ser reconhecida como uma empresa sustentável, que se preocupa com o meio ambiente, é um diferencial competitivo, além de ser uma oportunidade para ter um bom relacionamento com a comunidade.

Criada por profissionais com alta experiência em Infraestrutura para TI, Telecomunicações, Segurança eletrônica e Automação, a Teracon fornece assessoria total na automatização de sua empresa.

Abrir conversa
Podemos ajudar?
Olá,
Podemos ajudar?