Na última terça-feira, 15 de agosto de 2023, um apagão elétrico atingiu vários estados do Brasil. O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) confirmou que uma ocorrência na rede do Sistema Interligado Nacional interrompeu cerca de 16 mil MW de carga, afetando principalmente o Norte e o Nordeste, mas também o Sudeste.
Os estados atingidos foram:
📍 Centro-Oeste: DF, GO, MT e MS.
📍 Nordeste: MA, PI, CE, RN, PB, PE, AL, SE e BA.
📍 Norte: AC, AP, AM, PA, RO e TO.
📍 Sul: PR, RS e SC.
📍 Sudeste: SP, RJ, ES e MG.
As possíveis causas desse apagão envolvem questões relacionadas à geração, transmissão e distribuição de energia. Fatores como problemas técnicos em linhas de transmissão, falhas em equipamentos, instabilidade no sistema e até mesmo questões climáticas podem ter contribuído para o incidente. O Ministro de Minas e Energia disse que a primeira razão foi uma sobrecarga em linhas de transmissão no estado do Ceará, mas não entrou em detalhes. As autoridades estão investigando as causas para evitar ocorrências semelhantes no futuro.
Especialistas do setor elétrico falam que uma das possíveis causas foi um abrupto aumento de produção de energia solar e eólica, injetando na rede uma carga acima da sua capacidade. Esse episódio destaca a importância de manter a infraestrutura elétrica do país em constante monitoramento e atualização, além de promover investimentos contínuos para garantir a estabilidade do fornecimento de energia elétrica.
Filtros capacitivos minimizam fortemente os impactos das quedas e variações de energia em equipamentos eletroeletrônicos em residências, lojas, shoppings, hospitais e até em grandes parques industriais.